O Jornal Gazeta Mercantil, que foi um dos mais importantes do país na área de economia, fechou as portas. A última edição do jornal foi publicada na sexta-feira, dia 29 de maio. O empresário Tanure, que arrendou o jornal em 2003, devolveu o mesmo para a família Levy, porque não queria mais arcar com as dívidas trabalhistas do passado, que beiram aos R$ 200 milhões.
Bem, eu sou uma destas vítimas. A crise da Gazeta começou em 2001, quando cerca de 200 jornalistas em todo o país foram demitidos e várias sucursais fechadas, inclusive a de Campinas, onde trabalhava.
Na época, já com os salários atrasados, a empresa disse que deveríamos entrar na justiça para receber alguma coisa. Entrei e até hoje, oito anos depois, não recebi um centavo, assim como dezenas de colegas.
A Gazeta era a líder de mercado. Recebia todas as publicidades legais, sou seja, muito dinheiro, mas também tinha gastos enormes. Um pouco antes do começo do fim, a empresa tinha 60 diretores por todo o país, todos com altos salários e uma série de morodomias. Deu no que deu. Uma pena. Era um grande jornal.
Da Redação
Sou Jorge Massarolo, jornalista, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tenho 30 anos de profissão e escrevo reportagens, crônicas, artigos e editoriais. A paixão por viajar me fez montar este blog, onde espero ajudar você a decidir os próximos destinos que irá conhecer.
Tenha uma boa leitura.
Postar um comentário
Obrigado por participar...